Otimização de estratégias de opções de câmbio

Ações de bancos centrais, as quais têm sido um dos principais impulsionadores de volatilidade em diversas classes de ativos são, por natureza, difíceis de prever. Exemplos recentes de choques de mercado atribuíveis a ações de bancos centrais incluem a desindexação do franco suíço em relação ao euro, promovida pelo SNB em janeiro, a rápida desvalorização do renminbi chinês em agosto pelo PBOC e o decepcionante programa de estímulos do BCE que levou a um aumento do euro. Manter posições de risco no mercado em meio a esses acontecimentos é um desafio – estar do lado errado do mercado pode ter consequências prejudiciais.

A presença de um mercado líquido de opções cambiais permite que os participantes do mercado obtenham a exposição desejada e expressem pontos de vista sobre taxas cambiais de uma forma que elimina o risco de ficar de fora de uma transação e, possivelmente, correr um risco de derrapagem no processo. As opções mais comuns beneficiaram-se da crescente volatilidade ao longo do último ano. Além disso, dado que as opções de câmbio permitem transações de balcão, elas também podem ser totalmente personalizadas em termos de prazo, taxa de exercício, nível de barreira etc. Embora muitos gestores de capitais institucionais utilizem as opções como parte de sua estratégia de investimento, frequentemente pouca análise é feita para identificar os níveis de exercício e de barreira que maximizam o retorno da opção.

Dado que o capital é um recurso escasso, derivativos utilizados para expressar pontos de vista do mercado devem ser otimizados para atingir o máximo retorno sobre o investimento (ROI). Dada uma visão de mercado específica sobre uma taxa de câmbio, a melhor prática é encontrar uma opção que maximize o retorno se a visão de mercado se materializar. Como? Para quantificar o retorno da opção, leve em consideração a proporção do valor intrínseco esperado da opção em relação ao prêmio necessário para adquirir a mesma. Um método de bom senso para determinar a taxa de exercício da opção que maximiza o retorno é precificar progressivamente mais opções fora do preço, calcular o retorno esperado para cada opção e, então, escolher a estratégia de opção com o maior retorno. Uma metodologia semelhante permitirá a otimização do nível de barreira para opções knockout.

Clique aqui para se registrar e assistir ao webinar em inglês: “FX Options Optimization Tools”.

Agende uma demo.