Por Charles Graham e Erlend Munthe-Kaas.
Seguradoras brasileiras enfrentam um mercado desafiador conforme a economia piora
O Brasil é o 13º maior mercado de seguros no mundo e o maior da América Latina. Seguradoras europeias que operam na região enfrentam desafios crescentes este ano. O enfraquecimento do real prejudicou as seguradoras europeias em 2015, mesmo a crise econômica e política que eclodiu no segundo semestre de 2015 tendo pouco impacto sobre os prémios de propriedades e de acidentes. Isso pode mudar em 2016, à medida que o aumento do desemprego e a queda nas vendas de automóveis brasileiros ameaçam seguradoras P&C.
Seguros no Brasil tem crescimento de dois dígitos apesar da economia lenta
O mercado de segurados brasileiro conseguiu crescer 11% em 2015 vs. 12% em 2014, auxiliado em parte por uma taxa de inflação de 9%, segundo a CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização). Como a economia do país entrou em recessão em 2015, o crescimento de prêmios P & C desacelerou ligeiramente, impulsionado principalmente pela desaceleração do crescimento nas vendas de seguros de automóveis. O segmento de seguros de saúde também sofreu, conforme o desemprego aumentou em dois pontos percentuais, para 6,8%. A CNSeg espera que o crescimento dos prêmios diminua ainda mais em 2016, para cerca de 10,3%.
Retornos de investimentos compensam a fraqueza de subscrições seguradoras brasileiras
Fortes rendimentos de investimento impulsionaram os ganhos das seguradoras brasileiras nos últimos anos, mais do que compensando fracos resultados de subscrição. Os retornos líquidos de investimentos para maior seguradora P&C do Brasil, o Banco do Brasil Mapfre, aumentaram para 684 milhões de reais em 2015 de 378 milhões de reais em 2014, impulsionado por ganhos de renda fixa. Espera-se que as taxas de juros vão diminuir levemente no Brasil em 2016. A Fitch prevê que os rendimentos de investimento das seguradoras continuará a apoiar a rentabilidade no ano que vem.
Competição forja inovação no mercado de P&C de seguros no Brasil
Diante de um mercado cada vez mais competitivo, especialmente no segmento de seguro automobilístico, as seguradoras brasileiras P&C estão se concentrando na inovação de produtos para manter o crescimento. A Porto Seguro, maior seguradora de automóveis do Brasil, tem a intenção de desenvolver produtos inovadores sob medida para diversos segmentos de consumo. Um desses produtos é o Seguro Auto Jovem, um tipo de seguro automobilístico visando o público de 18 a 24 anos, que permite que os motoristas monitorem seu comportamento através de um aplicativo móvel.
IPOs de seguradoras brasileiras são colocados em espera enquanto os mercados de capitais se deterioraram
A saúde deteriorada do capital de mercados do Brasil no ano passado tem perturbado os planos de IPO da Caixa Seguridade, a unidade de seguros do banco estatal Caixa Econômica Federal, e a resseguradora IRB Brasil Re. As duas ofertas teriam ajudado a preencher a lacuna no déficit orçamentário cada vez maior no Brasil. O governo teria recebido o produto da venda do IRB Brasil Re diretamente, enquanto o IPO da Caixa Seguridade poderia ter ajudado a reduzir o déficit orçamentário através do imposto sobre ganhos de capital e dividendos pagos pela Caixa.
A Caixa Econômica Federal cancelou o IPO de uma participação de 25% da sua unidade de seguros, e disse que os planos serão retomados quando as condições do mercado melhorarem. Enquanto isso, a flutuação do IRB Brasil Re, resseguradora de propriedade conjunta do governo brasileiro e os maiores bancos do país, foi temporariamente adiada.
Déficit orçamentário brasileiro pode ameaçar subsídios de seguros agrícolas
O déficit orçamentário do Brasil e os cortes de gastos públicos resultantes podem prejudicar o mercado de seguro agrícola dependente de subsídio do país. A obrigação constitucional do Brasil para gastar montantes fixos em saúde, pensões e educação, deixa subsídios agrícolas vulneráveis a falhas orçamentais. Desde a sua introdução em 2005, a subvenção aos prêmios de seguro agrícola têm sido um dos principais impulsionadores da expansão do mercado de seguro agrícola brasileiro, com prêmios agrários aumentando mais de dez vezes desde a sua implementação, de acordo com a Mapfre.