OCDE vê melhora da recuperação mundial somente em 2017

Por Mark Deen e Caroline Hyde.

O chefe da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Ángel Gurría, disse que a recuperação econômica global não vai acelerar neste ano e que vai melhorar apenas um pouco em 2017 porque o comércio não está conseguindo se recuperar.

A economia mundial vai se expandir 3 por cento em 2016, o mesmo ritmo que no ano passado, e só vai melhorar “um pouco” no ano que vem, disse Gurría em entrevista à Bloomberg TV em Paris.

“Em geral, a perspectiva é muito medíocre, muito sombria”, disse o secretário-geral da OCDE. “O comércio está crescendo 2 por cento a 3 por cento; e deveria estar crescendo 7 por cento”.

Os comentários sublinham o baixo crescimento em um momento em que muitos mercados emergentes estão lutando contra uma queda dos preços das commodities e economias ricas como as da Europa e dos EUA não conseguem voltar a ter o tipo de desempenho que tinham antes da crise financeira global de 2008.

Gurría alertou os eleitores britânicos que a opção de sair da União Europeia em um referendo no dia 23 de junho punirá economicamente o país e eliminará o equivalente aproximado a um mês de salários fora potenciais rendimentos, segundo cálculos da OCDE.

A Brexit é “uma ameaça, mas é uma ameaça principalmente para o bem-estar do Reino Unido”, disse Gurría. “É como um imposto”, mas um imposto “em troca do qual você não ganha nada”.

Para ter acesso a notícias em tempo real entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.
 

Agende uma demo.