Quatro outras cidades também recebem fundos para suas ideias ambiciosas e inovadoras para solução dos desafios complexos e urgentes da região
Aos 15 demais finalistas serão oferecidos incentivos financeiros e suporte para que deem seguimento às suas ideias dentro dos próximos seis meses
A Bloomberg Philanthropies anunciou hoje os ganhadores do Mayors Challenge de 2016, uma competição de ideias que incentiva cidades a elaborar ideias inovadoras que possam resolver grandes desafios e melhorar a vida na cidade – e que tenham o potencial de se difundir. Após um ano inteiro no processo de competição junto às demais participantes, cinco cidades foram eleitas as vencedoras, com base em quatro critérios: a visão e a criatividade da sua ideia, o seu potencial de impacto, a sua transferibilidade e a sua viabilidade de implementação.
A cidade de São Paulo foi agraciada com o Grande Prêmio deste ano e irá receber US$5 milhões para a sua proposta de conectar agricultores locais dos arredores da cidade, que estão passando por dificuldades, aos dinâmicos mercados e restaurantes da cidade, que necessitam de produtos orgânicos. Prêmios também foram conferidos para Bogotá, na Colômbia, pela sua proposta de repensar o transporte escolar de crianças; Guadalajara, no México, na luta contra a corrupção nos licenciamentos e no uso do solo; Medellín, Colômbia, no combate a concessões de empréstimo ilegais e na promoção da inclusão financeira; e Santiago do Chile, por sua abordagem de base comunitária na redução da obesidade infantil. Cada uma dessas quatro cidades receberá US$1 milhão e um forte suporte de implementação para dar vida às suas propostas.
“A variedade e a engenhosidade das cinco ideias vencedoras destaca o processo de inovação em curso nas cidades da América Latina e do Caribe”, disse Michael R. Bloomberg, fundador da Bloomberg Philanthropies e prefeito de Nova Iorque por três mandatos. “Se essas ideias ambiciosas criarem raízes, terão o potencial de melhorar a qualidade de vida da região e servir de modelo para outras cidades ao redor do mundo”.
A região da América Latina e Caribe teve a maior taxa de participação na história do Mayors Challenge – 290 cidades representando 19 países por toda a região responderam ao convite em janeiro e enviaram propostas em abril. A Bloomberg Philanthropies e um comitê de seleção de 13 especialistas em inovação e política conduziram, a seguir, uma intensa análise das ideias, para selecionar vinte finalistas para seguir adiante na competição. Durante um período de quatro meses, as finalistas participaram de um robusto programa de apoio para desenvolver suas propostas. Durante esse período, elas participaram do Ideas Camp – um workshop intensivo de dois dias em Bogotá, na Colômbia, onde elas trabalharam com os principais especialistas em inovação e com as demais cidades para refinarem suas ideias.
As vencedoras de 2016 apresentam uma interessante mistura de geografias e questões importantes da região. Elas também compartilham temas fundamentais: o uso sofisticado de tecnologia e de dados para permitir maior impacto; a priorização das necessidades e experiências dos cidadãos; e uma confiança em parcerias que potencializem a sustentabilidade e o compromisso local. Juntas, essas ideias ousadas e as soluções desenvolvidas refletem desafios complexos por que passam as cidades desta região e de outras também:
São Paulo (prefeito Fernando Haddad e prefeito eleito João Dória) – crescimento do rendimento dos agricultores, redução da expansão urbana. Os agricultores locais na periferia urbana de São Paulo lutam para comercializar seus produtos e ganhar a vida. Eles muitas vezes acabam por vender suas terras para empreendimentos imobiliários, o que favorece a expansão urbana e afeta o abastecimento de água da cidade. Com uma solução digital simples e elegante, São Paulo conectará os agricultores locais a restaurantes e mercados da cidade que necessitam de produtos orgânicos. O programa ajudará os agricultores familiares a serem mais rentáveis, irá promover o uso sustentável da terra e proteger o abastecimento de água da cidade.
Bogotá (prefeito Enrique Peñalosa) – criação de um transporte escolar mais seguro, mais curto e mais atraente para a juventude de Bogotá. Em Bogotá, 1,5 milhões de crianças enfrentam trajetos excessivamente longos para ir e voltar da escola. A iniciativa “Primeiro as crianças” de Bogotá irá garantir a segurança e encurtar o tempo dos trajetos com corredores específicos aos ônibus de escola, novas zonas de pedestres e um sistema de compartilhamento de bicicleta. A cidade também irá transformar a tediosa viagem diária em uma experiência educacional enriquecedora e divertida, com a ajuda de voluntários e jogos on-line, que as crianças poderão jogar enquanto caminham ou tomam o ônibus para a escola.
Guadalajara (prefeito Enrique Alfaro Ramírez) – luta contra a corrupção através da transparência no uso do solo. Guadalajara combaterá a corrupção por meio da construção de um site que faz com que o processo de licenciamento de construções seja altamente transparente. Ele irá publicamente mapear nomes de empresas, planos, licenças e pagamentos, dando a empresas particulares e às comunidades uma vital previsibilidade, e fornecendo aos cidadãos visibilidade do processo, o que não apenas reduzirá a corrupção, mas também irá incentivar a cidade na adesão aos regulamentos de zoneamento e fomentar o seu planejamento urbano, historicamente fraco.
Medellín (prefeito Federico Gutiérrez) – viabilização de fundos de empréstimos por bairros, reduzindo os empréstimos ilegais. Agiotas exploram a população pobre de Medellín, oferecendo empréstimos de curto prazo a juros elevados, quando esta parcela da população não consegue ganhar dinheiro suficiente para as despesas essenciais. A cidade vai começar uma série de fundos de empréstimo por bairro, onde os moradores juntam recursos e fazem pequenos empréstimos uns aos outros – lutando contra a criminalidade e promovendo a inclusão financeira entre os cidadãos mais vulneráveis. A criminalidade de natureza violenta é um dos problemas mais críticos enfrentados pelas cidades em toda a região, e Medellín está demonstrando que os prefeitos podem assumir a liderança em salvaguardar a segurança dos cidadãos.
Santiago (prefeito Carolina Tohá Morales e prefeito eleito Felipe Alessandrini) – engajar comunidades escolares para reduzir a obesidade infantil. Santiago usará competições para mobilizar comunidades escolares inteiras – estudantes locais, seus pais, professores e organizações sem fins lucrativos – em atividades que comprovadamente reduzem a obesidade. Santiago é uma das primeiras cidades a utilizar competições para melhorar os resultados de saúde pública. Salas de aula ganharão pontos quando adotarem estratégias comprovadas, tais como caminhar para a escola ou preparar lanches saudáveis; pontos que poderão então trocar por recompensas como novos playgrounds.
A Bloomberg Philanthropies aprofundará seu investimento na fase inicial, em ideias inovadoras e no compromisso de reforçar os laços entre os inovadores públicos da região. Às 15 finalistas restantes do Mayors Challenge será oferecido um novo programa de apoio com um envolvimento peer to peer, treinamentos e incentivos financeiros para cidades que deem seguimento às suas ideias dentro dos próximos seis meses.
O Mayors Challenge de 2016 é o primeiro oferecimento de Government Innovation (Inovação Pública) da Bloomberg Philanthropies na América Latina e no Caribe. O Government Innovation equipa prefeitos e outros líderes da cidade com as ferramentas e técnicas de que precisam para solucionar desafios urbanos e melhorar a vida dos cidadãos. “Na competição deste ano nós ficamos surpresos com o número de líderes criativos do setor público pela América Latina e pelo Caribe que estão empenhados em gerar soluções ousadas para grandes desafios sociais e econômicos”, disse James Anderson, chefe de Government Innovation na Bloomberg Philanthropies. “Como demonstram as ideias vencedoras, cidades inovadoras em toda a região estão fazendo um uso inteligente da tecnologia e de parcerias estratégicas, com um foco claro em melhorar a vida dos cidadãos.”
Para além da busca das melhores ideias, a competição foi projetada para apresentar a centenas de líderes das cidades novas estratégias e ferramentas que podem ajudá-los a melhor atender às necessidades dos cidadãos, durante a competição e depois também. Quando perguntados, 98% dos líderes das cidades disse que participar como finalista no Mayors Challenge foi uma experiência única, e 92% disse que eles já puderam compartilhar novas habilidades ou ferramentas do Mayors Challenge com funcionários da cidade que não estão envolvidos na competição.
O anúncio dos vencedores foi realizado hoje na WeWork Varsovia na Cidade do México. “Trabalhando juntos, cada pessoa, cada comunidade, cada cidade pode promover uma mudança impactante no mundo,” disse Adam Neumann, CEO da WeWork. “Na WeWork transformamos construções em espaços inovadores e comunidades que permitem às pessoas criar, explorar novas ideias e perseguir seus ideais de trabalho. Estamos extremamente felizes em receber os vencedores do Mayors Challenge da Bloomberg Philanthropies e empenhados em apoiar iniciativas em todo o mundo que transformem de forma positiva o futuro das cidades.”
O troféu do Mayors Challenge é feito de aço inoxidável polido e revestido a pó, com uma sólida agulha de ferro fundido e um ímã de neodímio revestido de níquel pendurado em uma corda sem atrito, celebrando o poder do pensamento criativo. Lembrando linhas meridianas ou órbitas, os polígonos (quadrado, círculo e dodecágono) simbolizam sutilmente os princípios básicos de tempo, espaço e nossos valores compartilhados. O polígono de doze lados significa o tempo em que cidades e história evoluem e mudam; seus lados representam as horas de um relógio ou os meses do calendário gregoriano. A estrutura quadricular representa a noção de um mapa, em que cidades são desenhadas e projetos realizados. O ângulo do círculo central é o mesmo que a inclinação axial da terra, referindo-se claramente às ambições e ao planeta que compartilhamos. Pendurada no centro, uma bússola indica constantemente o norte, permitindo-nos ver a nós mesmos dentro de um contexto e auxiliando os espectadores a imaginar sua responsabilidade coletiva em direção a um bem maior.
Mais detalhes e elementos relacionados com o Mayors Challenge deste ano e vencedores passados podem ser encontrados em: http://mayorschallenge.bloomberg.org
Mais informações sobre o Mayors Challenge em http://www.bloomberg.org/initiative/mayors_challenge
Sobre a Bloomberg Philanthropies
A missão da Bloomberg Philanthropies é garantir uma vida melhor e mais longa, para o maior número de pessoas. A organização se concentra em cinco áreas-chave para a criação de mudanças efetivas: Saúde pública, meio-ambiente, educação, inovação pública e artes. A Bloomberg Philanthropies engloba todas as atividades de caridade de Michael R. Bloomberg, incluindo sua fundação e suas doações pessoais. Em 2015, a Bloomberg Philanthropies distribuiu US$ 510 milhões. Para mais informações, visite bloomberg.org ou siga-nos no Facebook, Instagram , Snapchat , e no Twitter @BloombergDotOrg.