O contexto
Nos últimos dois anos, diversas instituições financeiras passaram por algum tipo de revisão de processos internos com a finalidade de aumentar a eficiência ou criar um programa de redução de custos. Esse trabalho foi necessário durante uma das piores recessões que o país já passou e teve como objetivo sustentar o nível de rentabilidade dos bancos durante a crise.
Enquanto alguns dos processos do mercado financeiro nacional evoluíram rapidamente com o apoio da tecnologia, como o mercado de negociação de ações e futuros, outros processos pararam no tempo e continuam a operar da mesma forma há anos, se não há décadas.
A questão
O processo de zeragem de caixa dos bancos é um exemplo onde a tecnologia pode trazer mais eficiência aos participantes do mercado. Todo final de dia compradores e vendedores precisam falar ao telefone para fechar as operações compromissadas. Esse processo pode ser considerado pouco eficiente, demorado e não garante uma melhor execução e retorno. Afinal, há um limite no número de contrapartes que uma pessoa consegue falar ao telefone em um determinado período de tempo.
Outro ponto crítico do mercado de títulos públicos no Brasil é o pós-trade, processo que continua pouco eficiente para os departamentos de back-office de bancos e corretoras. Diversas informações continuam sendo trocadas por telefone ou email antes do registro e liquidação na SELIC, resultando em uma rotina estressante para os funcionários que trabalham nesses departamentos.
O mercado secundário de renda fixa também demorou a se modernizar. Apesar da chegada recente de algumas plataformas ao mercado brasileiro, a grande maioria da negociação desses ativos continua ocorrendo através do balcão. Essa prática torna mais difícil para investidores e reguladores controlarem fatores cada vez mais preocupantes e prioritários, como redução do custo de transação, trade surveillance e transparência de preços.
Identifique oportunidades e riscos de mercado
Utilize as plataformas de negociação eletrônica em tempo real da Bloomberg para tornar seu fluxo de trabalho diário mais eficiente e diminuir erros operacionais.
Para mais informações sobre esta ou qualquer outra funcionalidade do Bloomberg Professional Service, solicite uma demonstração de um representante de vendas Bloomberg. Para quem já é cliente, basta pressionar HELP HELP no teclado Bloomberg.