Por Vinícius Andrade, Felipe Marques e Tatiana Freitas.
A venda de parte da participação que o BNDES detém na JBS por meio de uma oferta pública de ações deve ocorrer apenas em janeiro, disseram duas pessoas familiarizadas com o assunto.
O prazo de janeiro daria ao BNDES e aos bancos coordenadores da oferta mais tempo para trabalhar questões processuais, disse uma pessoa, que pediu para não ser identificada porque a informação não é pública. O banco de desenvolvimento não havia se comprometido com um cronograma, mas reportagens recentes diziam que a oferta poderia acontecer em dezembro deste ano.
O BNDESPar possui uma participação de 21,3% na JBS – equivalente a cerca de R$ 16,5 bilhões, segundo dados compilados pela Bloomberg – e planeja vender cerca de R$ 8 bilhões. O BNDES contratou Bradesco BBI, BTG Pactual, Bank of America Merrill Lynch, Itaú BBA e UBS Brasil Corretora como assessores financeiros e legais.
O BNDES não respondeu imediatamente a pedido de comentário.
As ações da JBS acumulam alta de 147% desde o começo do ano, impulsionadas pela forte demanda por proteína após os cortes de fornecimento de carne suína na Ásia e bons resultados nos EUA, puxados pela ampla oferta de gado e aumento dos preços da carne bovina.