Os novos benchmarks de prêmios de risco fornecerão transparência para estratégias cada vez mais populares
A Bloomberg e Goldman Sachs Asset Management (GSAM) anunciaram hoje o lançamento de um conjunto abrangente de 21 índices de prêmios de risco alternativos. O Bloomberg GSAM Risk Premia Indices, disponível por meio do Terminal Bloomberg, representa estilos de índices alternativos totalmente transparentes e replicáveis, amplamente aceitos para estratégias de investimento líquidas e baseadas em regras.
Esses novos índices combinam os anos de experiência em pesquisa sistemática de estratégias da Bloomberg com a experiência de campo e percepções de pesquisa da equipe de estratégias de investimento quantitativo da GSAM, bem como feedback valioso de proprietários de ativos e consultores. Os índices são replicáveis, transparentes e representam o estilo de investimento para os quais há consenso de profissionais, apoio de pesquisas acadêmicas e evidências empíricas, e definições de fatores comumente aceitos.
“Com maior sofisticação do investidor e compreensão de fontes alternativas de retorno, vimos mais uso de estratégias alternativas de prêmios de risco em carteiras de investimento, mas os investidores estão tendo dificuldades com o desempenho do benchmarking” disse Dave Gedeon, Global Head of Equity e Strategy Indices na Bloomberg. “GSAM é uma gestora de ativos líder e pioneira no campo de prêmios de risco alternativos, e sua experiência – juntamente com a força da Bloomberg em pesquisa, desenvolvimento e gestão de índices de estratégia de ativos cruzados – nos permite fornecer aos investidores as ferramentas para fazer estratégias de benchmarking de prêmios de risco e criação de novos produtos financeiros. Estamos empolgados para expandir ainda mais nosso conjunto de soluções de índice, especialmente após nosso lançamento no mercado de benchmark de ações e multi ativos.”
“Esses índices são projetados para fazer os riscos alternativos o que a capitalização de mercado fez para ações – fornecer um benchmark com base em definições de consenso contra as quais o desempenho do gestor pode ser medido”, disse Matthew Schwab, diretor administrativo e co-diretor de pesquisa, gestão de portfólio e construção de portfólio para o time de Alternative Investment Strategies (AIS) dentro do grupo Quantitative Investment Strategies da GSAM. “Por serem transparentes e replicáveis, esses índices podem ser usados tanto para entender o desempenho quanto para fornecer beta de baixo custo para a classe de ativos.”
“Dada a história da Bloomberg como fornecedora de índices e nossa experiência no espaço de prêmios de risco alternativos, sentimos que esta era uma parceria natural para trazer benchmarks de fator de risco para o mercado”, acrescentou Federico Gilly, diretor administrativo e co-diretor de pesquisa, gerenciamento de portfólio e construção de portfólio para a equipe AIS dentro do grupo Quantitative Investment Strategies da GSAM.
Estratégias alternativas de risco são projetadas para trazer aos investidores os benefícios de diversificação de retorno, liquidez, transparência, exposição sistemática e eficiência de custos. Além de usar fatores de prêmios de risco individuais, os investidores podem construir uma carteira de vários fatores de prêmios de risco em conjunto, personalizando assim os benchmarks para atender aos seus objetivos de investimento individuais.
Mais informações sobre os índices podem ser encontradas aqui. A Bloomberg oferece uma abordagem independente e transparente de indexação para clientes em todo o mundo. Os índices são administrados pelo administrador de índice autorizado da Bloomberg, Bloomberg Index Services Limited (BISL). O BISL é responsável pelo cálculo, governança e licenciamento desses índices.