Li Zhao, especialista de mercado da Bloomberg, contribuiu para este artigo. Publicado originalmente no Terminal Bloomberg.
Histórico
Vários indicadores técnicos sugerem que o mercado de ações dos EUA atingiu seu máximo no ano passado, com preços de ações oscilando sem controle.
Em novembro, por exemplo, o Hindenburg Omen, um indicador técnico projetado para prever quedas severas de ações, lançou um alerta de um aumento potencial de queda do New York Stock Exchange Composite Index. A porcentagem de ações nos principais benchmarks dos EUA atingindo os menores números em 52 semanas saltou para a maior alta desde março de 2020, enquanto os indicadores de força relativa perdiam força.
O problema
O Hindenburg Omen estava em amarelo em 22 de novembro, o primeiro sinal desse tipo desde que o mercado despencou 34% no começo de 2020.
O indicador identifica polarização entre os componentes da bolsa, podendo inferir uma breve correção de mercado. Tal sinal tem ocorrido com menos frequência nos últimos anos. No entanto, sinais amarelos em 2018 e 2020 foram presságios de correções de mercado.
O Hindenburg Omen não é o único indicador técnico que pode ter previsto a atual queda do mercado. Elliott Wave propõe que o progresso seja feito com tendências compostas por cinco ondas (rotuladas de 1 a 5) e correções de contra-tendência em três ondas (rotuladas de A a C). Em retrospectiva, o rali no início de novembro foi uma falsa alta, conhecida como ‘bull trap’ (armadilha de touro, em português). A ferramenta de contagem da Elliott Wave indica uma tendência de alta de cinco ondas desde 20 de março de 2020, com a quinta e última onda em andamento.
Enquanto isso, a porcentagem de ações do Índice New York Stock Exchange Composite, atingindo o menor valor em 52 semanas, está em níveis nunca vistos desde março de 2020, o que sinalizou a última correção. A abrangência do mercado em ações de pequenas empresas está ficando mais extrema do que para grandes empresas.
As ferramentas de gráficos e amplitude de mercado da Bloomberg podem auxiliar investidores a analisar os indicadores técnicos do mercado de ações.
Rastreamento
Use a função Natural Language Charting para visualizar a menor porcentagem em 52 semanas nos principais índices
Para obter mais informações sobre esta ou outras funcionalidades do Serviço Profissional Bloomberg, clique aqui para solicitar uma demonstração com um representante de vendas da Bloomberg. Clientes podem pressionar <HELP HELP> no teclado Bloomberg.