Produtos estruturados ESG: expansão para atender à demanda dos investidores

Luca Wappenschmidt, especialista de mercado da Bloomberg, contribuiu para este artigo. Exibido antes no Terminal Bloomberg.

Contexto

A emissão global de notas estruturadas aumentou 53% no ano passado, impulsionada, em parte, por investidores que buscam exposição personalizada a posições que incorporam os fatores ambientais, sociais e de governança (ESG). Entre os investimentos ESG populares, estão as notas que oferecem cupons altos sob a condição de que um índice de ações subjacente ultrapasse um certo nível.

Cada vez mais produtos de investimento vinculados aos fatores ESG são lançados à medida que a União Europeia apóia atividades de investimento sustentável, incluindo uma taxonomia de atividades que podem ser promovidas ou sancionadas pelos órgãos reguladores.

A amplificação dos fatores ESG é acelerada por tal apoio político, pelo ativismo de acionistas e pela demanda crescente. “Os bancos de investimento quase sempre são movidos pelo desejo dos clientes, e a demanda por títulos ecologicamente corretos não vai diminuir tão cedo”, afirma Jeff Harte, analista da Piper Sandler Cos., à Bloomberg Green.

Como acelerar a transformação digital do front office 
Acesse o relatório

O problema

A emissão de notas estruturadas totalizou US$ 175 bilhões em 2021. As vendas ultrapassaram US$ 114 bilhões em 2020, mas permaneceram abaixo da metade das altas observadas em 2010. Em 2021, França, Alemanha, Reino Unido, Luxemburgo e Suíça ficaram pouco atrás dos EUA em emissões.

Há uma demanda por produtos estruturados que permitem aos compradores ganhar exposição específica aos setores ESG e, ao mesmo tempo, manter características de risco apropriadas. A função da Biblioteca de Derivativos da Bloomberg, conforme mostrado no exemplo a seguir, permite que investidores e players do sell-side explorem ideias de produtos estruturados.

Digite "derivatives library" e selecione DLIB.

Por exemplo, uma nota autocallable padrão vinculada ao índice MSCI World ESG Leaders paga um cupom se o índice subjacente romper uma barreira ascendente, caso em que ele vence automaticamente e o capital do investidor é reembolsado. Portanto, se o índice ESG subir 10% em seu primeiro ano, a nota é resgatada antecipadamente e o investidor pode acumular um cupom de cerca de 21%, estando protegido contra qualquer queda no índice ESG inferior a 20% em uma nota estruturada com preço de 100.

Monitoramento

A função Tabelas de Consultores (LEAG) pode monitorar a emissão de produtos ESG estruturados.

Digite "league table" na linha de comando e selecione LEAG - Tabelas de consultores. O atalho é LEAG.

Para mais informações sobre esta ou outras funcionalidades no serviço Bloomberg Professional, solicite uma demonstração com um representante de vendas da Bloomberg. Clientes existentes podem pressionar <HELP HELP> no teclado Bloomberg.

Agende uma demo.