Encontrar liquidez nos mercados globais de renda fixa pode ser um desafio, agravado pela volatilidade e pela incerteza. A dependência dos mercados de balcão (OTC, na sigla em inglês) exige que os próprios usuários agreguem dados para dar suporte à liquidez e à formação de preços. Portanto, tecnologias que oferecem formas mais eficientes de se conectar, colaborar e executar negócios estão sempre em demanda.
Está claro que o buy-side almeja aumentar o uso de dados para proporcionar decisões bem informadas, apoiar sua atividade e aumentar os níveis de automação. O setor busca novas formas de incorporar liquidez ao vivo no rebalanceamento de portfólio e em ferramentas de geração de negociações em tempo real. Além disso, os investidores procuram maneiras de sintetizar grandes quantidades de dados para identificar fontes confiáveis de liquidez, como axes (previsão de interesse), encontrar os melhores dealers para execução e detectar tendências e oportunidades.
Um axe é uma indicação de que um participante do mercado tem um interesse particular em comprar ou vender um título. A consolidação e agregação dessas indicações de preços e liquidez fornecem transparência sobre onde encontrar liquidez, e ajudam investidores a identificar tendências de liquidez de alto nível e fornecem suporte para uma estratégia de investimento.
A ferramenta de liquidez de renda fixa da Bloomberg e os fluxos de trabalho de descoberta de axe do buy-side, incluindo as funcionalidades IMGR, QMGR e ALLQ, ajudam analistas de renda fixa, gestores de portfólio e traders a agregar liquidez em tempo real. BQL (Bloomberg Query Language) possibilita o acesso de clientes a dados de axe ao vivo e acionáveis, e permite adicionar um componente de liquidez executável à seleção de ativos e ao processo de execução.
BQL é uma API baseada em dados de periodicidade específica, normalizados e selecionados. Com BQL, os clientes da Bloomberg podem realizar cálculos personalizados diretamente na nuvem. As análises que antes exigiam o download de milhares de pontos de dados e a realização de manipulações complicadas por parte dos usuários agora requerem apenas uma única fórmula. Os usuários do Terminal Bloomberg podem simplesmente especificar os dados e o cálculo necessários – para sintetizar grandes quantidades de dados e extrair as informações exatas desejadas.
Ao incorporar dados de axe em suas análises de investimento via BQL, gestores de portfólio e traders do buy-side podem filtrar os dados para analisar liquidez executável em tempo real, incorporar insights sobre liquidez em seus fluxos de trabalho pré-trade e desenvolver abordagens melhor informadas para investimento e execução.
Por exemplo, um trader ou gestor de portfólio do buy-side que busca liquidez executável para seu portfólio agora pode destacar áreas de liquidez para títulos específicos. Os dados de axe na BQL permitem aos clientes identificar rapidamente os interesses de negociação para títulos de um determinado portfólio ou watchlist em uma única consulta.
Além disso, se uma gestora de portfólio do buy-side estiver buscando acessar liquidez executável para seu portfólio, com a disponibilidade de dados de axes via BQL, agora pode destacar onde encontrar maior liquidez em diferentes setores ou emissores. A capacidade de filtrar e classificar este conjunto de dados permite que os traders do buy-side identifiquem rápida e facilmente qual dealer oferece liquidez e o melhor preço.
O acesso a este tipo de dados e análises ajuda, cada vez mais, traders e gestores de portfólio a tomar decisões melhor informadas sobre a execução de suas negociações. Na Bloomberg, os clientes podem utilizar os dados disponíveis em IMGR AXE<GO> e QMGR AXE<GO> para aumentar sua análise pré-trade, agregar informações sobre preços e liquidez para um universo específico, descobrir tendências de liquidez e usar tais descobertas para refinar suas estratégias de investimento.
Para mais informações sobre BQL e dados de axes, visite:
- BQLX<GO> > BQL para renda fixa > Dados de axes em BQL
- BQNT FI<GO> > Novidade em 2022 > Dados de axes
- No Terminal Bloomberg, os dados de axes estão disponíveis via IMGR AXE<GO> e QMGR AXE<GO>.
Para um tutorial de planilha sobre axes e mais informações sobre BQL, refira-se à função BQLX<GO> no Terminal Bloomberg.