Results for America premia 12 novas cidades com a certificação What Works Cities da Bloomberg Philanthropies pelo uso excepcional de dados

Três cidades dos EUA alcançam o nível Platinum, que é o mais alto possível

 74 cidades já alcançaram a distinção da certificação What Works Cities desde o lançamento do programa em 2017

A Results for America anunciou hoje 12 novas cidades nos Estados Unidos e na América Latina que receberam a Certificação What Works Cities da Bloomberg Philanthropies por estabelecer capacidades de dados excepcionais para embasar decisões políticas, distribuir recursos, melhorar serviços, avaliar a eficácia de programas e engajar os cidadãos. Fortalecida em 2022 para incluir novos requisitos de equidade, a Certificação What Works Cities continua a definir um padrão de excelência para governos locais informados por dados. O padrão reflete as práticas, as políticas e os recursos que os governos municipais devem ter em vigor para aproveitar os dados de forma eficaz para uma melhor tomada de decisão. Com o anúncio de hoje, 74 cidades alcançaram a distinção da certificação What Works Cities e mais de 160 cidades submeteram suas candidaturas desde 2017.

Representando um movimento crescente de cidades e líderes em todas as Américas ao investir em dados e evidências, as 12 novas cidades com a Certificação What Works Cities são: Alexandria, VA; Cidade de Nova York, NY; Port St. Lucie, FL; Rochester, MN; e Rock Hill, Carolina do Sul dos EUA e Bogotá, Colômbia; Luján de Cuyo, Argentina; Medellín, Colômbia; Monterrey, México; Recife, Brasil; Rionegro, Colômbia; e Tres de Febrero, Argentina, na América Latina. Phoenix e Tempe avançaram para o Platinum, o mais alto reconhecimento possível, ao lado da cidade de Nova York, que se certificou neste nível pela primeira vez.

“Estamos animados em dar as boas-vindas a essas 12 cidades recém-certificadas que têm um foco coletivo em como os dados podem ser usados para construir comunidades mais fortes”, disse Rochelle Haynes, Diretora Administrativa da Certificação What Works Cities. “Essas cidades entendem que o uso de dados pelo governo local é uma pré-condição para resolver problemas, avaliar o que está funcionando e melhorar a forma como suas prefeituras fazem negócios. E elas estão investindo seus recursos para isso.”

“O programa de certificação What Works Cities da Bloomberg Philanthropies representa uma comunidade cada vez maior de formuladores de políticas que elevam o padrão do que é possível para o governo local quando os dados são aproveitados para enfrentar os principais desafios e oportunidades enfrentados pela cidade” , disse James Anderson, que lidera o programa de Inovação governamental na Bloomberg Philanthropies. “Mais de 160 cidades em todas as Américas estão buscando o selo de aprovação da Certificação What Works Cities porque as prefeituras, como qualquer outra organização moderna eficaz, devem utilizar dados para tomar melhores decisões. O programa oferece aos governos locais essa bússola e estamos felizes por ver que seu alcance continua a crescer.”

O Padrão da Certificação What Works Cities mede o uso de dados por uma cidade com base em 43 critérios. Uma cidade que alcança de 51% a 67% dos 43 critérios é reconhecida com a Certificação de nível Prata. É necessário obter de 68% a 84% para chegar ao nível Ouro e 85% ou mais para atingir o nível Platinum. Destaques de como as cidades recém-certificadas estão usando dados e evidências incluem:

  • Phoenix, Arizona (Platinum) instituiu a governança de dados entre os departamentos e o engajamento contínuo da comunidade para informar as principais políticas, incluindo o plano de ação climática da cidade, contribuindo para a média de residentes de Phoenix usando aproximadamente 29% menos água hoje do que a média de residentes em 1990.
  • Tempe, Arizona (Platinum) projetou uma estratégia de gerenciamento de dados que introduziu um novo padrão demográfico inclusivo que é fundamental para a política Vision Zero da cidade. O Vision Zero é um plano de segurança de tráfego baseado em evidências, que inclui uma análise estatística de maior propensão a colisões, para reduzir o número de fatalidades e lesões graves devido a colisões para zero. Tempe também foi a primeira cidade do Arizona a aprovar uma política que mantinha o uso ético e equitativo de tecnologias de inteligência artificial no governo da cidade, que deriva de seu trabalho como parte da City Data Alliance da Bloomberg Philantropies.
  • A cidade de Nova York, Nova York (Platinum) reforçou os requisitos de solicitações de projetos de capital para incluir dados de emissões projetadas, que agora estão sendo atendidos por 100% das agências municipais como parte do novo orçamento municipal para o clima. A cidade também lançou iniciativas avançadas de políticas de inteligência artificial para regular preconceitos e discriminação, incluindo decisões de contratação e promoção.
  • Bogotá, Colômbia (Ouro) priorizou dados demográficos e feedback de residentes para construir 21 Care Blocks, centros comunitários que prestam serviços a mais de 12.000 mulheres cuidadoras e que atualmente ajudam mais de 550 destas mulheres a obter o diploma de ensino médio. Essa é uma intervenção vencedora do Desafio dos Prefeitos da Bloomberg Philanthropies.
  • Recife, Brasil (Ouro) gerou uma queda de 15% na violência ao longo de quatro anos em um bairro carente por meio de um programa de centro comunitário baseado em evidências.
  • Alexandria, Virgínia (Prata) criou uma força-tarefa de despejo de 149 pessoas usando fundos do Plano de Resgate Americano para conectar os residentes diretamente com recursos para navegar pelo processo de despejo, assistência jurídica pro-bono e assistência de aluguel de curto prazo.
  • Luján de Cuyo, Argentina (Prata) lançou um programa baseado em dados que ajudou a identificar e realocar mais de 700 famílias em uma zona de alto risco de inundação para moradias novas e melhoradas.
  • Medellín, Colômbia (Prata) transformou suas práticas de dados em 2020, o que levou ao lançamento de novos programas para reduzir a gravidez na adolescência, que caiu 54% de 2020 para 2023, enquanto aumentou o acesso à educação pós-secundária.
  • Monterrey, México (Prata) alcançou um aumento de 400% no número de cidadãos que votaram em seu processo de orçamento participativo de 2023 em comparação a 2022. Esse sucesso foi resultado de uma estratégia para promover o engajamento público e usar a tecnologia para proporcionar um governo mais transparente.
  • Port St. Lucie, Flórida (Prata) está construindo 35 milhas de calçadas novas após uma pesquisa afirmar que consertar as calçadas era a prioridade máxima dos moradores.
  • Rionegro, Colômbia (Prata) reduziu o desemprego de 10% para 7,5% ao longo de um ano, aumentando as práticas de dados no órgão público que cuida do desemprego.
  • Rochester, Minnesota (Prata) lançou um programa de desenvolvimento de força de trabalho baseado em dados para aumentar o número de mulheres BIPOC (negras, indígenas e pessoas de cor) no setor de construção e diminuir a disparidade nas desigualdades de renda. Esse esforço também é apoiado pelo programa Desafio dos Prefeitos da Bloomberg Philanthropies.
  • Rock Hill, Carolina do Sul (Prata) usou dados para criar um programa de revitalização de vizinhança bem-sucedido que levou ao aumento da satisfação dos residentes e à melhoria dos resultados de segurança pública.
  • Tres de Febrero, Argentina (Prata) reduziu o tempo de resposta de emergência de uma média de 60 minutos para uma média de 10 minutos para melhorar os resultados de saúde e a segurança pública para residentes.

Em 2022, a Certificação What Works Cities divulgou critérios atualizados para as cidades, a fim de obterem reconhecimento pela excelência no uso de dados para melhorar as operações e as políticas do governo local. Os novos critérios também incluem a prática de desagregar dados para evitar vieses algorítmicos. Além disso, a Certificação agora exige que as cidades comprovem que atendem a um padrão internacionalmente reconhecido em pelo menos um dos três resultados: poluição do ar, porcentagem de famílias com assinaturas de Internet banda larga de alta velocidade ou um resultado de alta prioridade escolhido pela cidade e que se alinhe aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODSs) das Nações Unidas.

 Além das 12 cidades recém-certificadas, seis cidades atualmente certificadas alcançaram um nível de Certificação mais alto, incluindo Phoenix e Tempe, Arizona no nível de Certificação Platinum; e Boston, Massachusetts, Mesa, Arizona, Norfolk, Virginia e San Jose, Califórnia no nível de Certificação Ouro. Quatro cidades que já haviam obtido a Certificação What Works Cities receberam a renovação dela: Chattanooga, Tennessee e San Francisco, Califórnia no nível de Certificação Ouro e no condado de Athens-Clarke, Georgia e Madison, Wisconsin no nível de Certificação Prata.

O programa de Certificação What Works Cities, lançado em 2017 pela Bloomberg Philanthropies e liderado pela Results for America, é o padrão internacional de excelência de dados para governança urbana. O programa é aberto a qualquer cidade da América do Norte, Central ou do Sul com uma população de 30 mil habitantes ou mais. Para saber mais sobre a Certificação What Works Cities ou para fazer a Avaliação, visite whatworkscities.org.

Sobre a Certificação What Works Cities:

O programa de Certificação What Works Cities, lançado em 2017 pela Bloomberg Philanthropies e liderado pela Results for America, é o primeiro padrão de excelência do gênero para governos locais bem administrados e informados por dados. A Certificação What Works Cities reconhece e celebra os governos locais pelo uso excepcional de dados para informar decisões políticas, alocar fundos, melhorar serviços, avaliar a eficácia dos programas e envolver os moradores.

Sobre a Results for America:

A Results for America está ajudando os tomadores de decisões em todos os níveis governo a aproveitar evidências e dados para progredir em nossos maiores desafios. Nossa missão é investir no que funciona no “novo normal”, de modo que, quando os formuladores de políticas tomam decisões, comecem buscando as melhores evidências e dados disponíveis e, em seguida, usem as descobertas para obter melhores resultados. Para obter mais informações, visite results4america.org.

##

Agende uma demo.