A Bloomberg LP anunciou hoje que firmou um acordo para adquirir o Barclays Risk Analytics and Index Solutions Ltd. (“BRAIS”), fornecedora líder de referência e índices estratégicos, análises de portfólio, modelos de risco e de atribuição, e ferramentas de criação de portfólio. Os índices de referência BRAIS abrangem mercados globais que cobrem múltiplas classes de ativos, com destaque para a família de índices de títulos agregados do Barclays.
“À medida que os mercados financeiros continuam a evoluir, nossos clientes precisam e esperam que o negócio de índices evolua também”, disse Michael R. Bloomberg. “Combinar os índices líderes de mercado do Barclays e sua extraordinária equipe com nosso gerenciamento de dados, análise e distribuição irá proporcionar mais independência, liquidez e transparência para o mercado, além de melhorar a inovação da indústria e satisfazer ainda mais as diversas necessidades de nossa base de clientes global.”
A aquisição BRAIS ampliará os investimentos complementares que a Bloomberg realizou no negócio de índices até o momento, e impulsionará ainda mais o valor para os clientes, uma vez que estes índices estão integrados aos painéis analíticos, análise de portfólio, sistemas de gerenciamento de pedidos e sistemas de gerenciamento de execução da Bloomberg. A empresa participa atualmente no negócio de índices por meio do Bloomberg Commodity Index, também conhecido como BCOM (anteriormente UBS-Dow Jones Commodities Index), e do Bloomberg AusBond Indices (anteriormente a família UBS Australia Bond Index).
A Bloomberg também aumentou seus investimentos no PORT, a ferramenta de risco e análise de portfólio de vários ativos da empresa que registrou um crescimento significativo ao longo dos últimos cinco anos. A Companhia pretende acelerar os seus investimentos nesta área através da aquisição de propriedade intelectual do POINT, a solução de análise de portfólio do Barclays, e incorporando BRAIS IP ao PORT. O Barclays concordou em continuar a operar o POINT durante 18 meses após a conclusão, a fim de ajudar os clientes na transição para o PORT.
“Num momento em que a mudança na estrutura do mercado aumenta a demanda por soluções inovadoras em renda fixa, a indústria e nossos clientes mútuos se beneficiarão com a combinação desses ativos”, disse J.P. Zammitt, Chefe Global de Produtos Financeiros. “A talentosa equipe do BRAIS reforçará nossos investimentos e vai nos ajudar a continuar a inovar em melhores ferramentas de criação, compartilhamento, publicação e benchmarking, bem como em análise de portfólio e risco”.
A Bloomberg e o Barclays manterão um acordo de co-branding sobre os índices de referência por um período inicial de cinco anos.
A transação deverá ser concluída até meados de 2016.
Sobre a Bloomberg
A Bloomberg, líder global notícias e informações financeiras e empresariais, dá aos tomadores de decisão influentes uma vantagem crítica, conectando-os a uma rede dinâmica de informações, pessoas e ideias. A força da empresa – o fornecimento de dados, notícias e análises através de tecnologia inovadora, com rapidez e precisão – está no cerne do serviço Bloomberg Professional, que fornece informações financeiras em tempo real para mais de 325 mil assinantes em todo o mundo.