Bienal ganha guia digital no aplicativo Bloomberg Connects, vídeos educativos e espaço de estudo
Como parte de seu compromisso ampliado com a 35ª Bienal de São Paulo, a Bloomberg anuncia hoje um guia digital da Bienal de São Paulo no Bloomberg Connects, o aplicativo artístico e cultural gratuito criado pela Bloomberg Philanthropies, apresentando mais de 200 instituições culturais em todo o mundo.
A Bienal é a primeira organização cultural latino-americana incluída no aplicativo, que está disponível para download no site Bloomberg Connects, Google Play ou App Store. O conteúdo da Bienal está disponível globalmente, em inglês e português, por isso pode ser usado no local como um guia para visitar os 121 artistas e suas obras apresentados na 35ª edição da Bienal de São Paulo ou pode ser assistido em qualquer lugar e a qualquer hora.
O aplicativo faz parte do patrocínio ampliado da Bloomberg à Bienal, incluindo uma nova série de vídeos educativos, aumento de financiamento para operações gerais e um espaço de estudo no local.
A série de vídeos em 6 partes, “Histórias da Bienal”, narra a história e o impacto da Bienal nos últimos 70 anos. A série foi desenvolvida em parceria com a Fundação Bienal de São Paulo e o canal Arte 1 com patrocínio da Bloomberg. Os vídeos vão destacar temas que vão desde a criação da Bienal, a relação entre arte e política, a participação dos povos originários em exposições e o papel dos curadores na arte contemporânea.
O primeiro segmento com o artista brasileiro Heitor dos Prazeres estreou no domingo, 3 de setembro, no Arte1, e está disponível no canal da Fundação Bienal no Youtube, no aplicativo Bloomberg Connects, e pode ser assistido presencialmente no Bloomberg Bienal Study Space, no pavilhão Ciccillo Matarazzo no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O espaço é uma área designada no terceiro andar do Pavilhão de Exposições que oferece acesso gratuito a computadores, livros e vídeos aos visitantes da Bienal em todos os momentos.
“A Bloomberg patrocina a Bienal de São Paulo desde 2010”, disse Jemma Read, Head global da Bloomberg Corporate Philanthropies. “Estamos orgulhosos de ampliar ainda mais nosso patrocínio este ano com o aplicativo Bloomberg Connects, a série de vídeos sobre a Bienal, os programas educacionais e o espaço de estudo.”
Sobre a Fundação Bienal de São Paulo
Segunda Bienal mais antiga do mundo, a Bienal de São Paulo é uma das instituições de arte contemporânea mais influentes da América Latina. Desde sua primeira edição, em 1951, foram produzidas 35 Bienais, com a participação de aproximadamente 160 países, 67 mil obras, 14 mil artistas e 8 milhões de visitantes. A Fundação Bienal de São Paulo está localizada no Parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo, em um pavilhão emblemático da arquitetura modernista brasileira, projetado por Oscar Niemeyer. A instituição também abriga um arquivo histórico de arte moderna e contemporânea, recurso procurado por pesquisadores de todo o mundo.
Sobre a Bloomberg Corporate Philanthropy
A Bloomberg Corporate Philanthropy supervisiona doações corporativas, voluntariado de funcionários e envolvimento de clientes em programas filantrópicos, nas cidades onde os funcionários e clientes da Bloomberg vivem e trabalham. No Brasil, concedemos doações a organizações locais sem fins lucrativos que apoiam iniciativas artísticas e culturais, educacionais e de força de trabalho, e fornecem serviços sociais. Além da Bienal, nossos parceiros locais incluem Pinacoteca, Instituto Tomie Ohtake, Instituto Proa, iSmart e Vocacao.
Sobre a Bloomberg Philanthropies
A Bloomberg Philanthropies investe em 700 cidades e 150 países ao redor do mundo para garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas. A organização concentra-se em cinco áreas principais para criar mudanças duradouras: Artes, Educação, Meio Ambiente, Inovação Governamental e Saúde Pública. A Bloomberg Philanthropies abrange todas as doações de Michael R. Bloomberg, incluindo sua fundação, filantropia corporativa e pessoal, bem como a Bloomberg Associates, uma consultoria pro bono que trabalha em cidades ao redor do mundo. Em 2022, a Bloomberg Philanthropies distribuiu US$ 1,7 bilhão. Para obter mais informações, visite bloomberg.org, inscreva-se em nossa newsletter ou siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e LinkedIn.
##