A ferramenta da Bloomberg ElectronicTrading aprimora negociações em listas de ETFs
A Bloomberg anunciou hoje o lançamento do Strategy Optimizer, ferramenta que aumenta a eficiência no fluxo de trabalho de negociação de ETFs e ajuda a reduzir o custo geral de execução. A nova solução está disponível por meio do RFQe, o serviço de Request for Quote de ETFs da Bloomberg, que faz parte do Bloomberg Electronic Trading, e está integrada ao EMSX, uma das principais soluções focadas em ações dentro do sistema de gerenciamento de execução para o buy-side da Bloomberg (EMS).
O Strategy Optimizer permite que gestores de portfólio e traders gerenciem de forma eficiente e eficaz grandes listas de negociações de ETFs com um único clique. A ferramenta pode analisar múltiplos ETFs e seus ativos subjacentes, identificando rapidamente pacotes de negociações correlacionadas — o que ajuda a reduzir o impacto no mercado.
Ao potencializar a sobreposição dos ativos subjacentes de múltiplos ETFs, a ferramenta ajuda a diminuir o risco de negociação, resultando em melhor precificação e contribuindo para um menor custo de execução. O Strategy Optimizer permite que os clientes modifiquem, ou alterem os pacotes para atender a sua estratégia, ou criem pacotes de negociação. Depois de montar os pacotes ideais, é possível enviá-los para um dos mais de 200 dealers conectados ao RFQe para precificação e execução.
De acordo com o Thomas Sozzi, Head de Negociação Eletrônica Institucional na Citadel Securities: “Estamos satisfeitos em apoiar o Strategy Optimizer, que permitirá a formadores de mercado como a Citadel Securities aprimorar a liquidez de ETFs em negociações de portfólio e rebalanceamentos, ajudando a reduzir os custos de execução para os investidores finais”. Sozzi completa: “A lógica de otimização de emparelhamento e as análises integradas da Bloomberg ajudarão os clientes a combinar inteligentemente exposições compensatórias de cestas de ETFs em RFQs com múltiplos braços, promovendo um mercado mais resiliente e eficiente para todos os participantes”.
Ian Shea, Head de Negociação de Renda Fixa para Europa e Ásia na Jane Street, comenta: “Como formadores de mercado, parte da nossa função é apoiar a maior eficiência e concorrência no mercado de ETFs. Quando os clientes conseguem reduzir os custos de execução e gerenciar riscos de forma mais eficaz por meio do desenvolvimento contínuo do ecossistema de RFQ para ETFs, isso contribui para esse objetivo”.
Segundo Nicholas Bean, Head Global de Negociação Eletrônica na Bloomberg: “A introdução do Strategy Optimizer é um excelente exemplo de inovação liderada pelo cliente, e destaca a parceria que temos com nossos clientes ao continuarmos investindo em ferramentas e soluções que oferecem funcionalidades avançadas e fluxos de trabalho aprimorados. As estratégias de negociação de ETFs estão em constante evolução, à medida que esse mercado cresce quase exponencialmente. Os participantes do mercado estão recorrendo a ferramentas como o Strategy Optimizer para obter melhores preços em suas negociações, ao mesmo tempo em que gerenciam riscos e reduzem custos de execução.”
O RFQe faz parte do conjunto abrangente de produtos de ETF da Bloomberg que dão suporte a todo o ciclo de vida desses ativos. As análises de portfólio permitem que os clientes avaliem posições, desempenho histórico e risco. Feeds de dados em tempo real e precificação avaliada na Bloomberg ajudam a acompanhar os preços intradiários de ETFs em todo o espectro de liquidez.
O RFQe é global e operado por afiliadas da Bloomberg nos EUA, Europa e APAC. Ele integra o Bloomberg Electronic Trading, utilizado por instituições financeiras líderes para negociar com eficiência em mais de 175 mercados ao redor do mundo. Mais de 9.000 empresas-clientes utilizam o Bloomberg ETS para acessar uma profundidade e amplitude líderes em liquidez entre classes de ativos, com mais de 1.500 dealers globalmente. O ETS da Bloomberg oferece aos participantes do mercado soluções completas ao longo de todo o ciclo de negociação, incluindo transparência de preços, análises, automação e execução — tudo impulsionado pelos dados e ferramentas multiclasse da Bloomberg.
###