A atração de criptomoedas está se mostrando muito forte para os participantes do mercado institucional rejeitarem. É verdade que a custódia e o acordo são apenas duas das questões que atrasam o processo de institucionalização, mas a atração do espaço de criptografia extremamente fragmentado, volátil e não estruturado está levando-o à maturidade.
A Bloomberg, um dos maiores provedores de dados de mercado do mundo, não é exceção. Começou a exibir preços de criptografia em seu Terminal no início de 2014, gerando um fluxo lento, mas constante de interesse dos clientes.
“Isso mudou rapidamente ao longo de 2017 e neste ano, com muito mais clientes pedindo conectividade com mais dados e trocas no espaço”, afirma Colin Gallagher, diretor global de dados e análises de FX da Bloomberg, o vencedor como melhor provedor de dados do mercado para a categoria FX no 2018 FX Week Best Banks Awards.
O índice BGCI é projetado para acompanhar o desempenho da maior porção mais líquida do mercado de criptomoedas, ponderada pela capitalização de mercado. A equipe de FX da Bloomberg seguiu com uma correção criptografada, apelidada de CFix, projetada para uso como ponto de referência para moedas digitais.
A taxa é calculada diariamente, com o algoritmo de precificação BGN da Bloomberg fornecendo a entrada principal. O algoritmo produz indicações precisas de cotações de compra e venda derivadas de múltiplas fontes aprovadas pela empresa.
“Os clientes estão ansiando por dados melhores e mais profundos em relação à criptomoedas e estamos orgulhosos de que o Terminal tenha se tornado a página de destino para informações sobre o espaço”, comenta Gallagher. “Estamos trabalhando na criação de um novo conjunto de dados para criptografia que seja comparável à nossa oferta em outras classes de ativos estabelecidas”.
A Bloomberg também avançou com seu benchmark FX, o BFix, que ficou disponível como parte do produto e-fix da EBS este ano. O sucesso da BFix se deve aos crescentes ganhos de participação de mercado feitos nos últimos anos pela FXGO, a plataforma de e-FX da empresa.
Mercados Locais
A Bloomberg também expandiu sua presença nos mercados locais. Em abril, a Associação de Banqueiros das Filipinas selecionou a Bloomberg como o novo agente de cálculo para sua taxa de referência spot USD / PHP, que é amplamente utilizada por bancos nacionais e do exterior e participantes do mercado buy-side para execução, avaliação e benchmarking de carteira.
O acordo também significa que os bancos membros nacionais do BAP migraram suas negociações no peso para a FXGO, que fornece a entrada para a taxa de referência, e dá aos reguladores locais visibilidade em tempo real e maior supervisão da atividade no mercado.
“Os mercados emergentes têm sido uma grande história de crescimento para nós este ano e esperamos que isso continue em todas as regiões”, finaliza Gallagher.