O Banco Central dos Emirados Árabes Unidos (CBUAE) anunciou que, a partir de 11 de janeiro de 2021, será introduzido um novo programa de emissão de títulos para instituições financeiras licenciadas e investidores elegíveis, denominado de Notas Monetárias (M-Bills). Esses títulos serão leiloados e negociados por meio das soluções de mercado primário e secundário da Bloomberg e liquidados por meio de uma plataforma local, construída e operada pelo Euroclear Bank e em conformidade com os padrões internacionais.
O objetivo do novo programa de emissão é fornecer uma solução abrangente para administrar a liquidez no setor bancário dos Emirados Árabes Unidos. O lançamento das M-Bills, substituindo os certificados convencionais do programa de depósito, representa outro marco importante para a implementação da nova estrutura monetária do Dirham, anunciada no início deste ano.
O ciclo de liquidação das M-Bills incluirá a emissão primária para negociação no mercado secundário por meio de uma plataforma de interface integrada e desenvolvida em conjunto com o Euroclear Bank, o depositário central internacional de valores mobiliários com sede em Bruxelas, e a Bloomberg, empresa global e líder em notícias e informações financeiras.
O CBUAE usará o Bloomberg AIM para gerenciar os processos de pedidos de ordens do mercado. A emissão das M-Bills será por meio de um processo de leilão transparente conduzido em uma base regular. O Banco Central dos Emirados Árabes Unidos definirá o calendário e os volumes a serem ofertados, devendo manter o controle específico sobre os prazos de vencimento.
O estabelecimento da plataforma doméstica e inovadora Euroclearable, juntamente com o leilão e a negociabilidade das M-Bills através dos sistemas Bloomberg Bond Auction e E-Bond, irá facilitar um acesso mais amplo ao mercado das notas monetárias para investidores elegíveis – de uma forma mais segura, eficiente e padronizada. Isso também permitirá que os participantes do mercado nos Emirados Árabes Unidos mantenham um pool de liquidez do Dirham transparente, único e robusto.
Com o lançamento do programa M-Bills, o CBUAE pretende promover o desenvolvimento de um mercado secundário para títulos denominados em Dirham dos Emirados Árabes Unidos e, assim, contribuir para o estabelecimento de um benchmark de precificação livre de risco (curva de rendimento), que poderá estimular ainda mais atividades do mercado doméstico.
Consequentemente, o Banco Central dos Emirados Árabes Unidos espera que o estabelecimento de pool de liquidez do Dirham resulte em maiores volumes de negociação de M-Bills e, potencialmente, ajude a reduzir a volatilidade geral dos custos de empréstimos e estabilize os rendimentos nos mercados domésticos de moeda e capital.
Comentando sobre o lançamento do programa, H.E. Saif Hadef Al Shamsi, vice-governador do CBUAE, afirmou: “O lançamento do programa M-Bills nos dá a oportunidade de estabelecer uma infraestrutura robusta necessária não apenas para administrar a liquidez, mas também para fornecer uma fonte de fundos garantida e estável aos bancos e instituições financeiras que operam nos Emirados Árabes Unidos. Estamos confiantes de que a configuração dessa infraestrutura também ajudará no desenvolvimento de um mercado local em Dirham para títulos emitidos pelo setor público nos Emirados Árabes Unidos no futuro. Nós, do CBUAE, estamos satisfeitos com o resultado positivo de nossa parceria com o Euroclear Bank e a Bloomberg nesse sentido.”
Stephan Pouyat, Chefe Global de Serviços de Mercado de Capitais e Fundos do Euroclear, disse: “Como resultado de nossa colaboração com o Banco Central dos Emirados Árabes Unidos e a Bloomberg, juntos conseguimos alcançar uma oferta de mercado. Sendo uma solução local eficiente de ponta a ponta que trará valor e oportunidades para os investidores locais.”
Nicholas Bean, chefe global de soluções de comércio eletrônico da Bloomberg disse: “O E-Bond e o nosso sistema de leilão de títulos fazem parte de uma série de soluções da Bloomberg projetadas para ajudar a trazer mais transparência aos mercados regionais. Oferecendo soluções e infraestrutura técnica, que ajudam a trazer maior liquidez e eficiência ao mercado de capitais. Estamos muito satisfeitos com esta parceria com o Banco Central dos Emirados Árabes Unidos e o Euroclear, apoiando os mercados de títulos nos Emirados Árabes Unidos.”