Chegou a segunda edição do Data Spotlight, nossa série de insights derivados dos mais de 8.000 conjuntos de dados corporativos da Bloomberg disponíveis em data.bloomberg.com via Data License.
Nessa edição, focamos em insights relacionados a dados alternativos, em especial as análises de dados de transações da Bloomberg Second Measure, bem como o conjunto de dados corporativos de finanças, estimativas e precificação pontuais da Bloomberg.
Quer ver a edição anterior do nosso Data Spotlight? Você pode acessá-la aqui.
1. Obtendo uma visão antecipada de insights macro com análises de dados de transações
Alimentado por bilhões de transações de cartões de crédito e débito de consumidores dos EUA, os feeds de análise de dados da Bloomberg Second Measure fornecem insights antecipados sobre o desempenho das empresas de consumo e uma maior profundidade de análise. Os dados das transações vêm de um subconjunto da população americana que inclui mais de 20 milhões de consumidores e abrange mais de 3.000 empresas públicas e privadas e mais de 4.000 marcas de todos os setores, com mais de 7 anos de histórico de consumo.
Além disso, ao agregar dados de empresas do setor de consumo discricionário (conforme definido pelo Setor Nível 1 de BICS), os usuários podem obter insights valiosos sobre as tendências de vendas no varejo dos EUA. Os dados de vendas dessas empresas estão correlacionados com o índice de vendas no varejo dos EUA (índice RSTUTOTEL), oferecendo uma ferramenta poderosa para entender as tendências de consumo e o desempenho do mercado.
As análises de dados de transações da Bloomberg Second Measure estão agora disponíveis via Bloomberg Data Licence. Esses dados são fornecidos diariamente com um atraso de 3 dias para permitir uma tomada de decisão mais rápida. O Índice de Vendas no Varejo dos EUA geralmente é divulgado na metade do mês seguinte, mas com o conjunto de dados da Bloomberg Second Measure, os usuários podem acessar os insights antecipados antes que os números sejam divulgados. Além disso, as análises de dados da Bloomberg Second Measure estão disponíveis na função ALTD <GO> do Terminal Bloomberg com um atraso de 7 dias.
Tema: Investimento macro
Funções: gestores de portfólio macro global, fundos de hedge, estrategistas
Conjuntos de dados da Bloomberg: dados de transação da Bloomberg Second Measure, BICS
2. Monitorando o desempenho financeiro de empresas
Os dados de transações podem ser uma ferramenta poderosa para avaliar o desempenho financeiro de uma empresa em relação aos seus pares no dia a dia. Ao analisar os dados de transações, podemos obter insights sobre a receita e análises de clientes de uma empresa, e ter uma visão da saúde financeira geral da empresa.
Os dados observados podem ser comparados com os dos concorrentes ou com a média do setor para identificar pontos fortes e fracos. Por exemplo: os investidores podem analisar a taxa de crescimento da receita de uma empresa e compará-la com a de seus pares do setor para determinar se ela está acompanhando ou superando a concorrência. Da mesma forma, os usuários podem examinar a relação de vendas por cliente para ver se uma empresa consegue melhorar quanto os clientes gastam em relação aos seus pares do setor.
O gráfico 1 abaixo mostra como duas empresas (Dollar Tree e Five Below) tiveram uma trajetória diferente em relação à evolução do crescimento de vendas observado, bem como a mudança nas vendas observadas por cliente — com a Five Below conseguindo fazer um progresso significativo no crescimento das vendas, enquanto melhorava sua média de venda por cliente nos últimos trimestres.
Este gráfico simplificado não representa todas as principais métricas da avaliação do desempenho relativo dessas duas empresas, mas é um exemplo das possibilidades de análise oferecidas pelas análises de dados de transações da Bloomberg Second Measure.
Esse tipo de análise pode ser automatizado e integrado a um fluxo de trabalho diário, fornecendo insights rápidos e relevantes para a tomada de decisões. Isto é possível graças à cobertura de dados da Bloomberg Second Measure de mais de 3.000 empresas em 23 setores (nível 2 de BICS – Gráfico 2).
Tema: Investimento em ações
Funções: gestores de portfólio de ações, analistas de ações, estrategistas
Conjuntos de dados da Bloomberg: análise de dados de transação da Bloomberg Second Measure
3. Backtesting de fatores de ações com dados pontuais (point-in-time)
O investimento em fatores é um conceito essencial para os investidores de ações, pois fornece uma estrutura para entender as fontes de retornos e construir portfólios mais robustos e diversificados. Os fatores representam características comuns de um grupo de ações, como valor, momentum, qualidade e crescimento, que historicamente impulsionaram o desempenho das ações. Ao visar fatores específicos, os investidores podem melhorar seus retornos, gerenciar riscos e melhorar a diversificação do portfólio.
O backtesting é uma ferramenta importante no investimento em fatores, pois permite aos investidores avaliar o desempenho histórico de diferentes fatores e determinar quais fatores têm gerado um maior retorno ajustado ao risco.
Isto ajuda os investidores a tomar decisões mais informadas sobre quais fatores devem ser incluídos em suas estratégias de investimento e fornece uma base quantitativa para a construção de portfólios. Dados precisos e confiáveis garantem a validade e a confiabilidade dos resultados do backtest. Dados de alta qualidade incluem preços das ações, demonstrações financeiras e metadados relevantes precisos, livres de erros, vieses e outliers. O uso de informações conhecidas em uma determinada data (“Point-in-Time”) é especialmente fundamental para evitar viés de sobrevivência, entre outros.
Para demonstrar as possibilidades oferecidas pela solução de dados corporativos de finanças, estimativas e preços pontuais da Bloomberg, fizemos um backtest de três fatores, bem como uma versão combinada destes fatores* (Gráfico 1). Entre as centenas de indicadores disponíveis no conjunto de dados (Gráfico 2), este backtesting utiliza:
- Liquidez corrente (ativo circulante em relação ao passivo circulante), que é uma medida de capital de giro que fornece uma avaliação da liquidez de uma empresa.
- Relação do fluxo de caixa pela despesa com juros, que fornece uma medida da alavancagem de uma empresa ao medir sua capacidade de cobrir rapidamente suas despesas de juros
- Giro do ativo, que mede a eficiência dos ativos de uma empresa na geração de receita ou vendas, dando uma visão da sua lucratividade.
Com base nisso, podemos ver no Gráfico 1 que considerar esses três fatores ao analisar as empresas teria gerado retornos positivos durante o período de 2013 a 2024.
Tenha em mente que as informações incluídas aqui não têm a intenção de ser uma recomendação de investimento, mas sim uma demonstração de como realizar um backtest de fatores usando os dados corporativos de finanças, estimativas e preços pontuais da Bloomberg.
Tema: Investimento em fatores
Funções: investidores sistêmicos e quantitativos
Conjuntos de dados da Bloomberg: dados corporativos de finanças, estimativas e preços pontuais
Quer saber mais sobre nossa oferta de dados? Os serviços de Dados Corporativos da Bloomberg transformam a maneira como os clientes extraem valor dos dados ao fornecer a cobertura mais abrangente e a maior qualidade de dados do setor.
A abordagem OneData da Bloomberg facilita a descoberta de todos os dados em data.bloomberg.com via Data License, disponíveis instantaneamente e fornecidos por meio de APIs na nuvem para o provedor de hospedagem ou data center de um cliente. Nossas soluções de gestão de dados agregam, organizam e conectam seus dados para torná-los acessíveis por meio de um conjunto diversificado de mecanismos de entrega.