Analistas de pesquisa e tomadores de decisão corporativos podem fazer perguntas complexas em documentos empresariais
A Bloomberg anunciou hoje o lançamento do AI-Powered Document Insights, uma ferramenta que utiliza inteligência artificial generativa para permitir que analistas de pesquisa e tomadores de decisão corporativos obtenham insights rapidamente a partir de documentos empresariais, simplesmente fazendo perguntas em linguagem natural. Essa solução inovadora evolui a tecnologia dos resumos de chamadas de resultados impulsionados por IA da Bloomberg, complementa os resumos de notícias por IA e se integra perfeitamente a outras ferramentas analíticas e fluxos de trabalho da empresa. Isso faz parte da missão da Bloomberg de reimaginar o Terminal Bloomberg na era da IA.
O AI-Powered Document Insights oferece recursos avançados de busca e sumarização, baseando-se em décadas de expertise da Bloomberg e mais de 15 anos de liderança no uso de IA no setor financeiro. Analistas da Bloomberg Intelligence ajudaram a treinar os modelos de IA generativa para compreender com mais precisão as nuances da linguagem financeira, utilizando os sistemas de segurança da Bloomberg para IA. A solução permite que clientes ajustem suas posições e perspectivas de investimento ao conectar conteúdo não estruturado com dados estruturados dentro de documentos empresariais, provenientes de uma vasta biblioteca de fontes confiáveis e premium. Essa biblioteca de pesquisa no Terminal Bloomberg inclui mais de 200 milhões de documentos empresariais, mais de 5.000 notícias diárias da Bloomberg News sobre mercados, economias, indústrias e empresas relevantes, além de relatórios da Bloomberg Intelligence que cobrem milhares de companhias.
De acordo com Magdalena Richardson, estrategista de negociação de crédito do NatWest Markets Plc:”O que mais gosto no AI-Powered Document Insights é sua capacidade de fornecer um ótimo resumo dos comentários de uma empresa ao responder diretamente a uma pergunta. Por exemplo, dentro da transcrição de uma chamada de resultados de um fabricante de equipamentos, a solução pode ser questionada sobre o impacto das tarifas. Essa ferramenta é uma verdadeira salvação em dias com múltiplas chamadas de resultados, quando não é possível acompanhá-las todas ou quando é necessário revisar um tópico.”
Thymen Rundberg, associado de pesquisa de ações no ING, acrescentou: “O que acho valioso no AI-Powered Document Insights é que ele me permite encontrar rapidamente informações específicas dentro das transcrições de chamadas de resultados, economizando tempo em comparação com a busca manual. A ferramenta também me ajuda a acompanhar melhor as empresas que cubro. Antes, essa era uma tarefa muito mais trabalhosa.”
A Bloomberg continuará aprimorando suas soluções de pesquisa com IA generativa, expandindo a cobertura de documentos, adicionando novos recursos e integrações para ajudar clientes a encontrar mais respostas e insights acionáveis de forma fácil e abrangente.
A partir de hoje, os clientes podem explorar a nova interface e recursos como o “Ask a Question”, que permite investigar hipóteses sobre temas de investimento emergentes, como tarifas, ou recuperar informações específicas, como custos de aquisição. Esse recurso abrange documentos empresariais e transcrições de chamadas de resultados, apresentações em conferências, reuniões com investidores, eventos de mercado de capitais, reuniões de acionistas, chamadas de fusões e aquisições, resultados de vendas e previsões financeiras, entre outros. A solução também inclui links de transparência, que destacam trechos relevantes nos documentos originais, além de reproduções de áudio, permitindo que os usuários percebam o tom e a entonação dos executivos e porta-vozes corporativos. O recurso “Key Notes” oferece um panorama estruturado dos principais tópicos abordados em apresentações empresariais selecionadas pela Bloomberg.
Segundo Suzanne Szur, gerente de produto de pesquisa e empresas na Bloomberg: “Com o AI-Powered Document Insights, entregamos aos nossos clientes uma solução repleta de conhecimento do domínio financeiro. Ela foi desenvolvida em estreita colaboração com nossos usuários e avaliada por nossa equipe de especialistas em produto, dados e tecnologia, que compreendem a importância de uma IA responsável, desde o design até a implementação. Em breve, lançaremos outras soluções para ajudar profissionais financeiros e suas equipes a encontrar insights únicos, aprimorar métodos de pesquisa e desenvolver estratégias de investimento adaptadas a diferentes horizontes de tempo, em um ambiente macroeconômico incerto.”
Transformando a pesquisa e a gestão de dados financeiros
As soluções de pesquisa da Bloomberg transformam operações em diversas organizações, agregando recursos estratégicos às plataformas tecnológicas dos clientes. Elas também otimizam o fluxo de informações, garantindo que perspectivas exclusivas sejam rapidamente distribuídas e profundamente integradas aos fluxos de trabalho colaborativos entre as equipes de front-office e back-office, bem como entre empresas do lado comprador (buy-side) e vendedor (sell-side). Além disso, oferecem acesso a dados e análises de alta qualidade da Bloomberg e de centenas de parceiros de conteúdo reconhecidos no mercado.
Para equipes de quantitative analysts (quants), analistas de pesquisa e cientistas de dados, os produtos de Investment Research Data oferecem soluções completas para otimizar fluxos de trabalho em toda a empresa. Isso permite que firmas testem suas hipóteses de investimento de forma sistemática, com conjuntos de dados interconectados a outras fontes, incluindo dados alternativos sobre empresas públicas e privadas, disponíveis por meio de diversos canais de entrega flexíveis, incluindo a nuvem. As Research Management Solutions (RMS) da Bloomberg também foram projetadas para otimizar o processo de pesquisa, promovendo eficiência no front-office, facilitando a colaboração em ideias e aprimorando todo o ciclo de investimento. O RMS da Bloomberg se integra a outras soluções corporativas da empresa, incluindo ferramentas avançadas de análises de portfólio e risco, além de sistemas líderes de gestão de ordens e investimentos, criando um fluxo de trabalho abrangente e eficiente.
Sobre a IA na Bloomberg
Desde 2009, a Bloomberg vem desenvolvendo e utilizando inteligência artificial (IA) no setor financeiro, incluindo machine learning (ML), processamento de linguagem natural (NLP), recuperação de informações (IR), análise de séries temporais e modelos generativos. Essa tecnologia permite processar e organizar volumes crescentes de informações financeiras estruturadas e não estruturadas. Com isso, a Bloomberg desenvolve novas maneiras de ajudar profissionais financeiros e líderes empresariais a extrair inteligência valiosa e insights acionáveis a partir de informações financeiras de alta qualidade, possibilitando decisões de negócios mais bem fundamentadas.
Sobre o Terminal Bloomberg
Há mais de quatro décadas, o Terminal Bloomberg tem revolucionado o setor de serviços financeiros, trazendo transparência e inovação aos mercados de capitais. Confiado pelos tomadores de decisão mais influentes do mundo, o Terminal oferece acesso em tempo real a notícias, dados, insights e ferramentas de negociação que ajudam os clientes a transformar conhecimento em ação.
###