Contexto
Os diretores da Tesla Inc. disseram que a empresa vai se concentrar em reduzir os custos da cadeia de fornecimento (supply chain) este ano, já que ela está “entre duas grandes ondas de crescimento”. Isso não impediu que as ações caíssem até 10% por conta das estimativas de lucros abaixo do esperado.
O foco na melhoria da lucratividade vem em meio às expectativas mais baixas para a demanda de veículos elétricos nos EUA e na Europa. As restrições à importação de tecnologia chinesa de baixo custo também contribuíram para a debandada dos fornecedores, rivais e clientes da Tesla. A Bloomberg Intelligence vê esse retrocesso como um “prelúdio para dois passos à frente”, com a Tesla melhorando a eficiência de suas peças, processos e veículos em 2024, antes de introduzir um novo modelo para o mercado de massa em 2025.
O problema
“Ao introduzirmos novos produtos, temos a oportunidade de renegociar com os fornecedores atuais para obter melhores preços”, disse o vice-presidente da Tesla, Karn Budhiraj. Ele cita um corte anual de 22% nos custos de logística de entrada e opções para fornecedores de baterias, incluindo sua própria bateria 4680.
O CEO Elon Musk busca cortes de gastos com design e está otimista sobre a queda dos preços das commodities. A empresa “pode precisar de mais tempo para navegar essa fase difícil”, escreve Steve Man, analista automotivo da BI. Mas o foco na gestão de custos vai trazer “mais flexibilidade para uma maior redução nos preços, se necessário”.
As ações da Tesla caíram 17% no mês anterior ao da divulgação dos seus resultados, após o aumento da concorrência levar a empresa a reduzir os preços do Model 3 em 6% na China, e os ataques a embarcações no Mar Vermelho interromperem a produção em sua fábrica do Model Y, perto de Berlim. Rivais como a Ford Motor Co. e a BMW AG também sofreram quedas porque não conseguiram competir com a Tesla e a BYD Co. da China nos softwares e custos.
Os fornecedores, desde a fabricante de baterias LG Energy Solution Ltd. até a mineradora Glencore Plc, viram suas ações caírem 10% ou mais no mês até 23 de janeiro. O cliente Hertz Global Holdings Inc. caiu 15% ao decidir vender 20.000 veículos elétricos devido a seus baixos valores de revenda e altos custos de reparo.
Os preços dos metais das baterias caíram, conforme a oferta não encontrava demanda suficiente. O lítio caiu 80% na comparação anual até 23 de janeiro, e o alumínio, níquel, cobre, cobalto e aço também apresentaram quedas. As previsões de preços medianos para lítio, níquel e cobalto apontam para um crescimento mínimo de preços em 2024, uma vez que a desaceleração da demanda por veículos elétricos reduz a demanda por metais.
Monitoramento
Utilize as ferramentas DS, SPLC, BNEF e BI do Bloomberg para analisar os fundamentos de toda a cadeia de fornecimento dos veículos elétricos.
Para mais informações sobre esta ou outra funcionalidade do Bloomberg Professional Service, clique aqui para solicitar uma demonstração com um representante de vendas da Bloomberg. Clientes existentes podem pressionar <HELP HELP>no teclado Bloomberg.