O mundo está mais volátil e se movendo com muita velocidade, pressionando os bancos a investirem cada vez mais em inovação tecnológica para reduzir custos e criar diferenciação competitiva. Fatores como esses contribuem para acelerar a transformação digital nas instituições financeiras.
A digitalização dos processos de negócios envolve também a automação das operações do front office do trading para aumentar a escalabilidade dos negócios com eficiência operacional.
O fato é que muitas instituições financeiras ainda operam com seu front office utilizando processos manuais, seja por falta de uma análise mais criteriosa sobre a transição ou por considerar que os benefícios não compensam o investimento.
Mas quais reais ganhos e diferenças entre a operação manual e automatizada para o front office? Apresentamos abaixo um comparativo entre os dois modelos nas etapas de pré-trading, trading e pós-trading.
Pré-trading
Operação manual
- Muitas das interações com os clientes são por telefone ou chat
- A comunicação, no geral, é dispersa e pouco efetiva
- Dependência de áreas complementares para envio de informações e/ou cotações
- No geral, o ciclo de vendas é mais longo e reativo
- Existe um risco maior de ocorrerem erros humanos que podem afetar diretamente a liquidez de operações
Ponto de atenção: Alta dependência de recursos humanos e de meios de comunicação não automatizados reduz agilidade e competitividade dos negócios.
Operação automatizada
- Comunicação com cliente é feita por sistemas eletrônicos
- Uso de modelos analíticos para conhecer bem o cliente
- Processo de vendas mais proativo e criação de estratégias para novos negócios
- Acesso a dados do mercado em tempo real para tomar decisões mais rapidamente
- Preços atualizados em tempo real para melhor desenvolvimento de propostas para clientes e fechar negociações com maior agilidade
Pontos de atenção: Tem modelo de dados centralizado para acelerar a tomada de decisão e operar grandes volumes de vendas com maior performance.
Trading
Operação manual
- Existe uma alta dependência de planilhas de Excel
- Quando um profissional se desliga, ele leva a inteligência dos processos
- Operações feitas com diversos sistemas descentralizados
- No geral, ocorre menor competitividade devido à menor acuracidade no processo de precificação
Ponto de atenção: Uso de muitos sistemas ligados, que nem sempre se comunicam entre si e dificultam a consolidação das informações.
Operação automatizada
- Comunicação eletrônica e rápida entre toda a operação
- Integração de fluxos de trabalho para operações com maior eficiência e redução de custos
- Operação conectada e fornecimento de dados em tempo real do mercado financeiro para precificações rápidas das ordens dos clientes
- Gerenciamento e execução de ordens com análises integradas em tempo real
- Mais tempo para focar em negociações mais lucrativas e complexas
Pontos de atenção: Digitalização e integração dos sistemas reduz custos, melhora a produtividade e aumenta a eficiência dos negócios.
Pós-trade
Operação manual
- Negociações realizadas por voz exigem mais tempo para a boletagem. É recomendado usar um sistema para fazer esse processo
- A zeragem é feita manualmente, aumentando os riscos operacionais
- Necessidade de muitos controles para cumprimento dos requisitos de compliance na empresa
Ponto de atenção: Maior probabilidade de erros e exposição a riscos, o que acaba exigindo mais recursos para gerenciar regras e requisitos regulatórios.
Operação automatizada
- Sistema de gerenciamento de execução de ordens faz a boletagem automaticamente, trazendo ganhos de produtividade
- Plataformas integradas com outros sistemas, o que permite fazer a zeragem automaticamente
- Avaliação em tempo real dos riscos de compliance, proporcionando supervisão dos processos com todas as partes envolvidas
Pontos de atenção: Facilidade para estabelecer regras para controles de conformidade em tempo real com as regulamentações e mitigação de risco operacional.
Por que a automação é tão importante?
- Para fazer mais com menos e aumentar a liquidez por operação
- Usar dados analíticos para acelerar a tomada de decisão
- Oferecer o melhor serviço ao cliente
- Trabalhar com relatórios mais eficientes e assertivos
- Ter visão holística do gerenciamento de riscos
Benefícios da automação dos processos do front office
- Ganhos de vantagem competitiva
- Maior eficiência operacional
- Escalabilidade para aumentar volume de negócios
- Redução de custos
- Aumento da produtividade
- Consolidação dos sistemas descentralizados
- Simplificação dos fluxos de trabalho
- Liberação de sales e traders para que se concentrem em operações mais lucrativas
Soluções da Bloomberg para a automação do front office:
Pós-trading: EMSX, Enterprise Technology, TOMS, MARS, BTCA