Cinco cidades são as primeiras da América do Sul a obter a Certificação
Todas as sete cidades atenderam aos novos critérios de equidade e baseados em resultados
A Results for America anunciou hoje sete novas cidades, incluindo as primeiras cidades da América do Sul, que receberam a Certificação What Works Cities da Bloomberg Philanthropies pelo uso excepcional de dados para embasar decisões políticas, distribuir recursos, melhorar serviços, avaliar a eficácia de programas e engajar cidadãos. Fortalecida em 2022 para incluir novos requisitos de equidade e de resultados, a Certificação What Works Cities continua a estabelecer um padrão de excelência para governos locais bem administrados e orientados por dados. Esse padrão permite que as cidades melhorem sua resiliência, o tempo de resposta a crises, a mobilidade econômica, a saúde pública e a satisfação dos residentes.
Representando um movimento crescente de cidades e líderes em todas as Américas que estão investindo em dados e evidências para alcançar resultados equitativos, as sete novas cidades com a Certificação What Works Cities são: Buenos Aires, Argentina; Córdoba, Argentina; Fortaleza, Brasil; Mogi das Cruzes, Brasil; Montevidéu, Uruguai. Essas são as cinco primeiras cidades da América do Sul a obter a Certificação What Works Cities. Carlsbad, CA, e Charleston, SC, juntam-se a elas como as primeiras cidades dos EUA a serem certificadas de acordo com os novos critérios.
“De acordo com os novos critérios, essas cidades mostraram que não estão apenas liderando com dados, mas também estão usando os dados para melhorar vidas, priorizando a equidade e o bem-estar dos residentes”, disse Rochelle Haynes, Diretora Executiva da Certificação What Works Cities. “Os líderes das sete cidades se unem a centenas de especialistas em dados na nossa comunidade da Certificação, onde continuarão a aumentar suas práticas de dados, a partilhar ideias inovadoras e a inspirar comunidades em todos os pontos da sua jornada de dados.”
“A Certificação What Works Cities da Bloomberg Philanthropies continua a elevar o padrão para os formuladores de políticas comprometidos em utilizar dados para entender as necessidades da comunidade e atender às prioridades dos cidadãos”, disse James Anderson, líder do programa Government Innovation na Bloomberg Philanthropies. “Estamos orgulhosos de dar boas-vindas e receber as cidades recém-certificadas nesta comunidade internacional em rápido crescimento e de poder ver o uso – e os impactos – do padrão de excelência do What Works Cities se expandir e melhorar vidas.”
Uma cidade que alcança de 51 a 67 por cento dos 43 critérios é reconhecida com a Certificação de nível Prata. É necessário obter de 68 a 84 por cento para chegar ao nível Ouro. Estes são alguns dos destaques de como as cidades recém-certificadas nos níveis Prata e Ouro estão usando dados e evidências para fornecer resultados aos residentes:
- Buenos Aires, Argentina (Ouro), reduziu sua taxa de mortalidade infantil em 39 por cento após analisar dados de saúde de gestantes e usá-los para melhorar os serviços básicos.
- Carlsbad, CA (Prata), analisou sua política de trabalho remoto, o que economizou mais de 300 mil dólares em custos de escritório, reduziu as emissões de gases de efeito de estufa em 424 toneladas métricas e melhorou o tráfego para todos os residentes.
- Charleston, SC (Prata), criou o programa “FloodStat” para padronizar como os departamentos rastreiam os resgates de enchentes, permitindo uma abordagem mais coordenada à prevenção e fornecendo aos socorristas uma fonte de dados centralizada para melhorar a resposta a emergências.
- Córdoba, Argentina (Prata), economizou $3,5 bilhões de pesos Argentinos em apenas três anos como resultado do trabalho de transformação digital em 22 agências governamentais da cidade.
- Fortaleza, Brasil (Ouro), reduziu as fatalidades no tráfego em 57 por cento na última década com suas soluções baseadas em dados.
- Mogi das Cruzes, Brasil (Prata), usou dados demográficos, estratégias de engajamento dos cidadãos e uma abordagem de planejamento comunitário baseada em evidências, e centrada nas crianças, para tratar desigualdades e pobreza na reestruturação de bairros vulneráveis.
- Montevidéu, Uruguai (Prata), desenvolveu planos de intervenção de trânsito em 10 áreas críticas de tráfego para melhorar o fluxo e ajudar a salvar vidas, contribuindo para uma diminuição em sua taxa anual de fatalidades no trânsito para 6,2 por 100.000 habitantes – metade da taxa geral do país.
Em 2022, a Certificação What Works Cities divulgou critérios atualizados para que as cidades obtenham reconhecimento por excelência no uso de dados para melhorar a vida dos cidadãos. Os novos critérios incorporam prioridades de equidade e refletem mais efetivamente as melhores práticas em governança orientada por dados, permitindo que as cidades avancem além de alcançar pontos isolados de excelência, atingindo escala em toda a cidade e obtendo o máximo de impacto para os cidadãos. Além disso, a Certificação agora exige que as cidades comprovem atender a um padrão internacionalmente reconhecido em pelo menos um dos três resultados: poluição do ar, porcentagem de famílias com assinaturas de Internet banda larga de alta velocidade ou um resultado de alta prioridade escolhido pela cidade e que se alinhe aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Além das sete cidades recém-certificadas, outras sete cidades atualmente certificadas obtiveram um nível de Certificação mais alto e outras sete cidades tiveram suas Certificações renovadas, destacando o compromisso dessas cidades em utilizar dados para atender às necessidades comunitárias. As sete cidades que conquistaram o próximo nível de Certificação são: Chicago, IL; Cincinnati, OH; Henderson, NV; San Antonio, TX; Scottsdale, AZ; South Bend, IN; e Syracuse, NY. Elas receberam a Certificação nível Ouro. Sete cidades que já haviam obtido a Certificação What Works Cities receberam a renovação dela: Arlington, TX; Cambridge, MA; Memphis, TN; Seattle, WA; e Washington, DC, (Certificação nível Ouro), e Bellevue, WA, e Denver, CO, (Certificação nível Prata).
O programa de Certificação What Works Cities, lançado em 2017 pela Bloomberg Philanthropies e liderado pela Results for America, é o padrão internacional de excelência de dados para governança municipal. O programa é aberto a qualquer cidade da América do Norte, Central ou do Sul com uma população de 30 mil habitantes ou mais. Até o momento, 62 cidades obtiveram essa honraria.
Para saber mais sobre a Certificação What Works Cities ou para fazer a Avaliação, visite whatworkscities.org.
Sobre a Certificação What Works Cities:
O programa de Certificação What Works Cities, lançado em 2017 pela Bloomberg Philanthropies e liderado pela Results for America, é o primeiro padrão de excelência do gênero para governos locais bem administrados e orientados por dados. A Certificação What Works Cities reconhece e celebra os governos locais pelo seu excepcional uso de dados para embasar decisões políticas, alocar de recursos, melhorar serviços, avaliar a eficácia de programas e engajar cidadãos.
Sobre a Results for America:
A Results for America está ajudando os tomadores de decisões em todos os níveis governo a aproveitar evidências e dados para progredir em nossos maiores desafios. Nossa missão é investir no que funciona no “novo normal”, de modo que, quando os formuladores de políticas tomam decisões, comecem buscando as melhores evidências e dados disponíveis e, em seguida, usem as descobertas para obter melhores resultados. Para obter mais informações, visite results4america.org.
##