Por Gerrit De Vynck e Emily Chang.
A BlackBerry deixou oficialmente de fabricar seus próprios telefones, mas a companhia tem uma última surpresa para seus fãs obstinados: um novo aparelho com o teclado físico que é a marca registrada da companhia.
O CEO John Chen tinha dado uma pista sobre o telefone em setembro, mas só a confirmou na quinta-feira, quando conversou com Emily Chang em uma entrevista à Bloomberg TV.
“Nós temos um telefone com teclado que eu prometi para os clientes”, disse Chen. “Ele está chegando.”
Sob o comando de Chen, a BlackBerry passou gradativamente dos smartphones para o software e informou em setembro que iria deixar completamente de produzir, armazenar e distribuir telefones próprios. Em vez disso, a empresa vai licenciar a marca BlackBerry para que outras companhias a utilizem em telefones que elas mesmas constroem. O teclado físico é o recurso mais famoso do smartphone BlackBerry e muitos antigos usuários ainda lamentam sua ausência quando sofrem para digitar e-mails com um iPhone e se despedem com palavras como “desculpe os erros de digitação”.
Chen, um republicano que fez parte do conselho assessor sobre exportações do ex-presidente dos EUA, George W. Bush, disse anteriormente neste ano que ele estava preocupado com o discurso de Donald Trump contra os imigrantes. Na quinta-feira, ele disse que espera que, na condição de presidente, Trump busque se cercar de moderados e diminua as ameaças de acabar com alguns vistos para trabalhadores estrangeiros do setor de tecnologia.
“Aconteceu, então precisamos tirar o melhor partido disso”, disse Chen sobre a eleição de Trump. “Ninguém sabe ao certo o que ele vai fazer.”
Entre em contato conosco e assine nosso serviço Bloomberg Professional.